Por Daniela Ghidini - 5 de dezembro de 2019

Às vezes, quando imaginamos uma nova estratégia para nosso negócio, ficamos tão ansiosos e animados que acabamos não dando a devida atenção a uma parte muito importante: o planejamento.

Assim é com o site da sua empresa, que deve ser planejado e organizado em detalhes antes do início do projeto para que o resultado final esteja alinhado ao seu propósito e traga o resultado esperado.

A empresa ou profissional que você contratar para o desenvolvimento de seu site pode e deve lhe guiar nesse processo. Mesmo assim, o expert da área é você, sim, você mesmo quem deve passar as coordenadas!

É fundamental que você participe e comunique como gostaria de transmitir a imagem de sua empresa ao seu público e quais os recursos que você tem disponíveis. Afinal, não adianta ter um site feio, desorganizado ou vazio, não é mesmo?

A seguir, listamos os tipos principais de sites e quais suas funções, confira:



Site Institucional

Este tipo de site é como um cartão de visitas online da empresa, pode ser bem pequeno ou grande dependendo da quantidade de informação que será passada, serve como uma central de informações.

Nele a empresa pode colocar seus serviços, depoimentos de clientes, produtos, meios de contato, portfólio, enfim, tudo que facilite ao cliente conhecer o trabalho da empresa e entrar em contato.

O ideal é que ele seja dinâmico para que você possa mante-lo sempre atualizado, ou seja, deve haver um painel administrativo, que pode ser WordPress ou outro CRM de sua escolha. É interessante também contar com a possibilidade de haver um blog em seu site institucional para o caso de você precisar investir em marketing de conteúdo e SEO.


Site One Page

O site One Page, como o nome já diz, é um site de página única. Sua navegação é feita através da rolagem, o que dispensa o carregamento de novas páginas e torna o site ideal para dispositivos mobiles pois o ato de rolar a tela torna-se muito natural, principalmente ao público mais jovem e conectado as redes sociais. Para empresas que estão começando e tem pouco conteúdo é uma ótima aposta.


Landing Page e Hotsite

Servem principalmente como parte da estratégia de inbound marketing, o marketing de conteúdo. São páginas focadas em um único propósito, utilizam do engajamento do visitante para a captura de seus dados, convertendo este em lead.

Este tipo de site não precisa ser dinâmico mas é interessante no caso de você utilizar a mesma estrutura para outras campanhas. Em geral, seu tempo de vida é curto e ele deve ser bem elaborado e leve.

A diferença entre os dois tipos de site é que na Landing Page é obrigatório o uso do Call-to-Action (CTA), aquele formulário que o visitante terá que preencher para participar ou receber algo. Já no Hotsite, é comum o uso de formulários de contato pois é focado na divulgação de um lançamento, que pode ser um produto, serviço ou evento.



E-commerce

Ter uma loja virtual significa ter seus produtos à venda 24 horas por dia, 7 dias por semana. Traz inúmeras vantagens tanto para quem já tem uma loja física quanto para quem trabalha apenas no digital.

Cada dia é mais comum para as pessoas fazerem suas compras online, porém, um site mal elaborado e com pouca segurança afasta os consumidores rapidamente. Por isso é bom ter em mente o foco na experiência do usuário e segurança dos dados para que sua loja seja uma real ferramenta de negócios.


Blog e Portal

Possuem funcionalidades muito parecidas porém tem usos específicos. O blog pode ser uma ferramenta dentro de um site institucional ou pode ser apenas blog. Serve para a publicação de conteúdo, com texto, fotos e vídeos, que crie autoridade junto ao seu público, como dicas e artigos relacionados ao que a empresa ou profissional faz.

Já o portal é usado por empresas que trabalha exclusivamente com produção de conteúdo, com matérias e notícias em grande quantidade. Em ambos os casos deve se abusar da interação com as redes sociais.



Hora de tomar sua decisão

Avalie seu público-alvo na internet, como consomem material online, quais materiais você pode disponibilizar para que eles encontrem o que procuram. Essa é a receita para o sucesso!

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